quarta-feira, 23 de março de 2011

COMO SENTAR MELHOR?


Como sentar
Sentar sempre em cada cadeiras duras evitando poltronas macias. O encosto deve ter uma saliência na região lombar para dar suporte e manter a LORDOSE LOMBAR na posição correta. Os pés devem se apoiar completamente no solo ou em um pequeno estrado de 5 a 8 centímetros de altura. Os quadris devem ser mantidos em 90 graus ou levemente mais elevados. Evite debruçar-se sobre a mesa e apóie bem os braços mantendo o cotovelo em 90 graus.
Como ficar de pé
Mantenha um estrado ou pequena banqueta de mais ou menos 10 centímetros de altura nos locais que você habitualmente permanece. Coloque alternadamente um dos pés na banqueta e trabalhe normalmente. Esta posição diminui a LORDOSE LOMBAR dando uma sensação de bem estar na coluna. Se não tiver banqueta colocar sempre um dos pés à frente.
Como dormir
Se o seu lado direito é o mais doloroso, deite de lado apoiando o lado direito no colchão e coloque um travesseiro entre os 2 joelhos. O colchão deve ser semi-rígido, mais para o rígido do que para o mole.
A densidade ideal é de 30 à 33, para que as formas de sua coluna sejam preservadas, isto é a lordose cervical, a cifose dorsal e a lordose lombar.
Como pegar e carregar um peso
Se o peso estiver a altura das suas mãos, coloque um dos membros à frente, dobre ambos os joelhos, faça um "pelvic tilt" pegue o peso e traga-o para próximo do seu corpo.
Se o peso estiver no solo, você deve agachar-se e dobrar completamente ambos os joelhos, pegue o peso próximo do seu corpo e fique de pé "esticando" ambos os joelhos. Descarregue o peso nos joelhos e não na coluna.
Para tossir e espirrar
Se estiver de pé dobre um pouco os joelhos e contraia a musculatura abdominal (pelvic tilt). Se estiver sentado force a coluna lombar contra o encosto da cadeira e contraia a musculatura do abdômen .

Não dobrar o tronco para frente quando você tem DOR. Dobre os joelhos para fazer a cama por exemplo.
Para lavar roupa, coloque o pé sobre uma banqueta e faça o "pelvic tilt" com freqüência.
Para dirigir carro
Sente o mais próximo possível do volante e desta maneira você estará mantendo os seus joelhos um pouco mais alto que os quadris. Coloque uma almofada atrás da região lombar. Pare o carro a cada 30 -40 minutos, desça e faça vários "pelvic tilt".
Alguns importantes conselhos a mais a serem seguidos durante as atividades diárias
a) Realizar por alguns minutos ao se deitar e antes de se levantar pela manhã alguns exercícios da sua preferência incluindo sempre os números 1 (BÁSCULA DA BACIA), 2, 5, 8 e 9.
b) Realize o "Pelvic Tilt" sempre;
c) Se você chegar em casa cansado e com DOR, procure deitar relaxar e colocar as pernas com os joelhos dobrados sobre uma almofada alta ou sobre vários travesseiros. Esta posição diminui a LORDOSE LOMBAR e relaxa a musculatura lombar.
d) Lembre-se que o aumento da LORDOSE LOMBAR é prejudicial. Para as mulheres os sapatos de salto alto acima de 5 cm aumentam a LORDOSE e devem ser evitados;
e) Não se descuide da sua DIETA. Mantenha-se dentro do seu PESO IDEAL. Se for o caso peça o auxilio do seu médico ou de uma nutricionista.
f) Lembre-se que a vida saudável e esportiva é fundamental para evitar a atrofia muscular. Procure nadar por pelo menos 30 minutos 3 vezes/semana. Se for em piscina aquecida, melhor, o calor relaxa a musculatura e você poderá fazer os seus exercícios depois da natação;
g) Andar em parques ou jardins em contato com a natureza usando tênis e roupas próprias também é insubstituível na vida de cada um de nós. Exerça esta atividade por pelo menos 3 vezes por semana durante 40 minutos. Se você neste período conseguir fazer 3 quilômetros, está bom, se conseguir chegar a 4 km, está ótimo. Se durante a caminhada surgir DOR, não insista, pare. Talvez você esteja exagerando, ande menos tempo e diminua a velocidade. Após um maior período de treino tente aumentar o ritmo.
Está provado que as caminhadas diárias tendem a manter a pressão arterial estável, baixa os níveis de colesterol, melhoram a sua disposição para o trabalho, diminuem a sua tensão emocional e por último, mas talvez o mais importante para o seu caso, contribuem para melhorar as suas dores nas costas.
h) Não fume. O cigarro, além de todos os malefícios já conhecidos, aumenta o risco de OSTEOPOROSE.

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